TEXTO COLETIVO PRODUZIDO POR NÓS ALUNOS EM 28 DE AGOSTO DE 2009
No dia 26 de agosto deste ano, nós alunos da turma 41, realizamos uma visitação ao manguezal do Rio Ratones, pertencente à Estação Ecológica de Carijós, com o objetivo de aprender sobre a importância do manguezal e sua preservação.
Fomos de ônibus acompanhados por Lorena e Letícia estagiárias da Sala Verde UFSC e também pela professora Ana Lúcia. Paramos na entrada de Ratones para que o monitor do Instituto Carijós, Eduardo, nos acompanhasse na visita ao manguezal explicando sobre ele: os diferentes tipos de mangue, os habitantes deste espaço, entre outros.
Chegamos à Praia da Daniela, lanchamos e iniciamos a visita de estudos. Eduardo explicou que para ter manguezal é preciso o encontro entre a água do rio e do mar, logo ele só irá existir no litoral.
Além disso, para a existência do manguezal a temperatura deve ser alta, nele há muita matéria orgânica, o que o torna muito importante para as espécies que vivem lá.
Caminhamos pela praia, observamos pequenos animais, o cemitério de mangue, o Pontal da Daniela, o Rio Ratones, o mangue branco, o preto e o vermelho.
Ficamos sabendo da importância do manguezal para a biodiversidade e da necessidade de preservá-lo.
Retornamos para a escola com mais conhecimento sobre o manguezal e satisfeitos por isto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário